Industrial

A Mineração (1793-1970)

O Subsolo

Cavalete do Poço de São Vicente

À Superfície

O transporte

A exploração mineira é a atividade que explora os recursos minerais do solo ou subsolo, bem como, o seu tratamento e transformação. Em São Pedro da Cova, a exploração da antracite foi subterrânea. Recorrendo-se a uma maquete de uma exploração subterrânea, em perfil, é compreendido o sistema de poços, galerias e travessas.

O mineiro “Zé do Passal”, partilha o seu dia a dia de trabalho no subsolo, convidando a percorrer a recriação da galeria subterrânea, vivenciando assim o ambiente aproximado ao do subsolo, promovendo o estímulo sensorial. Isto, sem antes proporcionar o contacto com os utensílios utilizados no trabalho subterrâneo.

A experimentação da dureza vivida pelos mineiros surge com a possibilidade de empurrar a berlina sobre as linhas de carril.

A presença do Cavalete do Poço de São Vicente é reforçada com o recurso às novas tecnologias, apresentando uma animação sobre a função do Cavalete, assim como, do percurso e tratamento do carvão.

Como a Mina também vive da mão de obra feminina, o trabalho realizado à superfície, por mulheres, no processo de tratamento do carvão é também retratado, com o recurso a objetos e fotografias.

Uma maquete do complexo industrial mineiro permite a compreensão do espaço e do património arqueológico deixado por esta industrial. Auxiliando ainda na demonstração dos meios utilizados para o transporte de carvão para os locais de consumo (Cabo Aéreo e Zorra).

Partilhar:

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.